segunda-feira, 8 de junho de 2009

Breve relato sobre pizzas




O fantástico mundo das pizzas

Anoitece... os telefones começam a tocar freneticamente; são vários ramais entupidos; atendentes agitados; motoqueiros apressados, para lá e para cá! “Chegou a hora sagrada”.
O paulistano pede sua pizza. Qualquer dia é dia de pizza em São Paulo.
Cada mordida em um saboroso pedaço de pizza contribui, sem que o consumidor perceba, para impulsionar um bilionário segmento na produção de alimentos no País. Da farinha de trigo aos motoboys, que visitam milhões de residências, às saborosas “redondas” que movimentam uma indústria já ultrapassando os R$ 18 bilhões em faturamento ao ano – maior do que o PIB da Nicarágua – garantindo milhares de empregos diretos e indiretos em todo o Brasil.
Trata-se de um mercado em constante expansão e muito pulverizado. Somente em São Paulo, por exemplo; existem mais de seis mil pizzarias e outros seis mil estabelecimentos como; padarias e lanchonetes que também produzem e vendem este alimento.
A cadeia de produção da tradicional iguaria italiana emprega na cidade de São Paulo cerca de 100 mil pessoas, destacando-se mais de 12 mil pizzaiolos e 60 mil entregadores motorizados.
Tudo para atender um consumo que ultrapassa um milhão de pizzas por dia, segundo a “Associação das Pizzarias Unidas” de São Paulo – um número que corresponde a 10% de toda a população do município.

Uma pesquisa realizada pela Abresi (Associação Brasileira das Entidades de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo) e pelo Sinhores-SP (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo) revelou que: O consumo total de pizzas, por mês, na grande São Paulo é de aproximadamente 43 milhões de unidades: Sendo as Pizzarias responsáveis por; 54% deste consumo, as Padarias; 20%, os Restaurantes; 16%, Supermercados; 5%, Lanchonetes e bares; 4% e Lojas de conveniência; 1%.
A forma de Consumo destaca-se em: No local; 49% - Delivery ; 41% - Congeladas e discos; 10% .
Dos tipos de pizza mais consumidos estão em 1º lugar; Mussarela - 2º lugar; Margherita - 3º lugar; Quatro queijos.
Outro dado que impressiona, é a grande variedade de sabores; São mais de 230 tipos de pizza, entre salgadas e doces, à disposição do consumidor.

Curiosidades
Na cidade de São Paulo, apenas 30% dos habitantes não consomem pizzas.
O consumo médio mensal por habitante é de sete unidades por mês.
O preço médio de uma pizza é de R$ 19,00 na Grande São Paulo.
Os empregos diretos gerados pelas pizzarias somam 29.200; os indiretos, 20.300 e os terceirizados, 74.300 pessoas.

O Dia da Pizza
É comemorado desde 1985 em São Paulo.
A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.


A expressão "tudo acaba em pizza"

A expressão “acabar em pizza” surgiu no Palestra Italia (Palmeiras), na década de 50.
Num belo dia, houve uma discussão acirrada entre e os diretores na sede do clube. -Aquele jeitão expansivo do Italiano falar, quem está de fora pensa que a coisa está feia la dentro... Mas, após a calorosa reunião, todos foram confraternizar em uma pizzaria, deixando desafetos e confusões para trás.

A explicação foi dada pelo jornalista Eduardo Martins, autor do manual de redação do jornal O Estado de São Paulo.

Um pouco da história da pizza

- Acredita-se que os Babilônios, Hebreus e Egípcios, inventaram a primeira “massa de pizza” há mais de cinco mil anos. O alimento consistia em uma mistura de água com farinha integral colocada para secar sob o calor de fornos de tijolos. A massa adquiria um aspecto que lembra os pães árabes atuais. Recebia o nome de “piscea”, aquela valorizada massa evoluiu através das civilizações com seus costumes e hábitos, transformando-se para chegar até nós, hoje, na opção gastronômica mais consumida no planeta. Acrescida dos seus inúmeros preparos, sabores, doces e salgados, que ainda recebe os mais variados tipos de combinações com outros alimentos, (condimentos, embutidos, industrializados ou naturais) recheios e diversas coberturas especiais.

Fonte: internet, diversos sites...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário... Os elogios passe para o seu ciclo relacional. As críticas, envie-as para nós, será uma honra recebê-las... Obrigado!