Saturday, June 13, 2009

Lei do selo de garatia em delivery, nº 14.732/28.05.2008-PMSP


LEI Nº 14.732, DE 28 DE MAIO DE 2008


(Projeto de Lei nº 249/05, do Vereador Claudinho - PSDB)


Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de selo de garantia nas embalagens de alimentos para pronta entrega no Município de São Paulo, e dá outras providências.


GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, faz saber que a Câmara Municipal, nos termos do disposto no inciso I do artigo 84 do seu Regimento Interno, decretou e eu promulgo a seguinte lei:


Art. 1º Ficam as pizzarias, restaurantes e demais empresas que fazem entrega de alimentos para consumo imediato obrigadas a usarem selo de garantia ou lacre destrutível nas embalagens de entrega.
§ 1º O selo de garantia ou lacre destrutível de que trata o "caput" deste artigo é aquele que não pode ser removido, é o lacre inviolável.
§ 2º O selo de garantia ou lacre destrutível deve conter a informação que se o lacre estiver violado, o produto deverá ser devolvido.


Art. 2º (VETADO)


Art. 3º Aos infratores desta lei será aplicada a multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), dobrada em caso de reincidência, devendo este valor ser reajustado anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, acumulada no exercício anterior, sendo que, no caso de extinção deste índice, será adotado outro criado por legislação federal e que reflita a perda do poder aquisitivo da moeda.


Art. 4º As despesas decorrentes desta lei correrão por conta das dotações consignadas no orçamento, suplementadas se necessário.


Art. 5º Esta lei entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 28 de maio de 2008, 455º aniversário da fundação de São Paulo.
GILBERTO KASSAB, PREFEITO


Publicada na Secretaria do Governo Municipal, em 28 de maio de 2008.
CLOVIS DE BARROS CARVALHO, Secretário do Governo Municipal



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Sobre a etiqueta:

Etiquetas para Pizza são utilizadas para lacrar a caixa do produto, até a entrega efetiva ao cliente, visando garantir a integridade do alimento, impedindo possíveis adulterações no transporte.

O INBRAVISA - Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária informa que a nova lei, publicada no Diário Oficial de São Paulo, obriga as pizzarias a fechar com selo de garantia ou lacre a embalagem das pizzas que são entregues (delivery) na casa do cliente.
De acordo com a nova lei, a pizzaria que não cumprir a medida estará sujeita a multa de R$ 500,00 (quinhentos reais), na primeira autuação, dobrando este valor nas reincidencias...

A Vigilância Sanitária deu um prazo para que os comerciantes se adaptassem à nova exigência.

A obrigatoriedade do lacre se estende também a restaurantes e demais estabelecimentos que fazem entrega de alimentos para consumo imediato, mas, apenas as pizzarias são citadas nominalmente.



Modelo de etiqueta que deverá ser usado:


Etiqueta Auto-adesiva:

Lacre inviolável em couche adesivo ATÓXICA para caixas de pizza

Bobinas com 1000 etiquetas. Medidas: 100 x 40 mm










Monday, June 8, 2009

Aula de marketing... +Video de Phillip Kotler e outros



Aula de Marketing...

AULA 1
Um homem está entrando no chuveiro, enquanto sua mulher acaba de sair e está se enxugando. A campainha da porta toca insistentemente. Depois de alguns segundos de discussão, entre os dois, para decidir quem atenderia a porta! A mulher finalmente desiste, enrola rapidamente a toalha ao corpo e desce as escadas.
Quando abre a porta, vê seu vizinho, o Nestor, em pé na soleira, que espertamente a repara de cima a baixo. Antes que ela inspire para dizer qualquer coisa, o Nestor instintivamente diz:
- Lhe dou tres mil reais para você deixar cair parte desta toalha agora!!!
Depois de pensar por alguns segundos, a mulher atende o seu pedido. O Nestor, satisfeito, entrega o dinheiro e vai embora...
Confusa, mas, excitada com sua sorte, a mulher se protege novamente com a toalha, fecha a porta e sobe as escadas.
Quando ela entra no quarto! O marido, no chuveiro, grita:
- Quem era?
Ela responde com um certo remorso.
- Era o Nestor, o vizinho da casa ao lado...
O marido, então, responde num tom ditatorial:
- Ótimo!!! Ele lhe deu os tres mil reais que prometera me pagar hoje?

Conclusão:
Se você compartilha informações em tempo hábil, pode prevenir exposições desnecessárias.

AULA 2
Um padre, numa tarde extremamente árida, dirige por uma estrada pouco movimentada, quando vê uma freira em pé no acostamento. Ele para o carro e oferece carona.
A freira..., sem pestanejar, aceita! Ela entra, senta e em seguida dá uma levantada no "hábito", cruza as pernas e revela seus lindos contornos.
O padre, nota aquilo e se distrai, quase perdendo o controle do carro. Mas, após se restabelecer na estrada e na sua excitação, continua tentando se concentrar no trajeto, algum tempo depois não se contém e coloca discretamente a mão naquelas lindas pernas...
A freira olha-o com ternura e diz:
- Padre, lembre-se do Salmo 129!!!
O padre já com o coração acelerado, empalidece e se desculpa:
- Me Perdoe irmã, a carne é fraca... rapidamente tira a mão...
A freira mantém-se serena e tranquila, e mais uma vez diz com ternura:
- Padre, lembre-se do Salmo 129!!!
O padre intrigado... continuou seu trajeto.
A freira, aproxima-se do seu destino, pede que ele pare o carro e com um sorriso enigmático, agradece e desce.
Assim que chega à sua igreja, o padre corre para as "Escrituras" para ler o Salmo 129, que diz:
"Vá em frente, persista, mais acima encontrarás a glória do paraíso".

Conclusão:
Se você está bem informado sobre o seu trabalho, não perderá as excelentes oportunidades que, porventura, surgirem.

AULA 3
Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar. Na rua, acham uma antiga lâmpada a óleo. Intrigados e ao mesmo tempo satisfeitos, pegam e esfregam-na... de dentro sai um gênio envolto por uma tradicional fumaça. O gênio diz:
- Eu só posso conceder três desejos, como vocês são três... então, concederei um desejo para cada um de vocês!!!
- Eu primeiro, eu primeiro - grita um dos funcionários... Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida... O gênio levanta o dedo... E PUFTI!!! Ele se foi...
O outro funcionário se apressa em fazer o seu pedido:
- Eu quero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimento interminável de pina coladas!!! ... Pufti! E ele se foi ...
- Agora é a sua vez... Fala o gênio apontando para o gerente.
O gerente responde com um ar de vingança:
- Eu quero aqueles dois de volta ao escritório logo depois do almoço para uma reunião!

Conclusão:
Deixe sempre o seu chefe falar primeiro.

AULA 4

Na África, todas as manhãs um cervo acorda sabendo que deverá correr mais do que o leão se quiser se manter vivo.
E, todas as manhãs, o leão acorda sabendo que deverá correr mais que o cervo, se não quiser morrer de fome.

Conclusão:
Não faz diferença se você é cervo ou leão, quando o sol nascer você tem que começar a correr.

AULA 5
Um corvo está sentado no topo de uma árvore o dia inteiro sem fazer nada... Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta:
- Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro também?
O corvo, indiferente, responde:
- Claro, porque não?
O coelho senta no chão embaixo da árvore, relaxa e cochila...
De repente, uma esperta raposa aparece e rapidamente devora o coelho.

Conclusão:
Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar sempre no topo.


AULA 6

Um fazendeiro resolve colher algumas frutas no pomar de sua propriedade. Ele pega um balde vazio e segue rumo as árvores frutíferas. No caminho ao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas... que provavelmente invadiram suas terras. Ao se aproximar lentamente... observa várias garotas nuas, lindas e esculturais, se banhando na lagoa.
Quando elas percebem a sua presença, nadam até a parte mais profunda, ficando submersas do pescoço para baixo e gritam:
- Nós não sairemos daqui enquanto você não deixar de nos espiar e ir embora...
O fazendeiro, com naturalidade, responde:
- Eu não estou espiando vocês... Só estou procurando alimentar os crocodilos!

Conclusão:
A criatividade faz a diferença para chegarmos aos nossos objetivos mais rapidamente.


Aula 7

o gerentão

Uma Empresa entendeu que estava no momento de mudar o estilo de gestão e contratou um novo gerente geral. Este, chegou determinado em agitar as bases e tornar a empresa mais produtiva.
No primeiro dia, acompanhado dos principais assessores, fazia uma inspeção em todos setores da empresa.
No armazém, apreensivos, todos trabalhavam, quanto se aproxima o "gerentão"... notando um rapaz encostado, displicentemente, na parede com as mãos nos bolsos. Percebendo uma oportunidade de demonstrar sua rígida filosofia de trabalho, o "gerentão" perguntou ao rapaz:
- Ei você aí, quanto você ganha por mês, meu rapaz? O rapaz surpreso, sem saber do que se tratava respondeu:
- E... Eu ganho quinhentos reais...!
Então, o "gerentão" enfiou a mão na carteira, separou quinhentos reais e deu ao rapaz, dizendo:
- Aqui está o seu salário do mês. Agora, desapareça daqui e não volte nunca mais, ouviu?
O rapaz, obediente, guardou o dinheiro e saiu apressado...
O "gerentão" em sua leviana soberba, estufa o peito e pergunta a um grupo de operários mais próximos:
- Alguém aí, sabe me dizer a função deste sujeito?
- Sim senhor - Responde, atônito, um operário!
- Então me diga...
- Ele veio entregar Pizzas... - Responde o operário -

Conclusão:
Muitas vezes, no calor da opulência e da vaidade descabida ...
“Há pessoas que desejam tanto se impor e mandar, que esquecem de pensar”.

Textos extraidos de sites na net...

Aula 8

O vendedor

Um caipira, inteligente, vindo da roça se candidatou a um emprego numa grande loja de departamentos da cidade. Era uma das maiores lojas de departamentos do mundo, tinha de tudo nessa loja.
O gerente perguntou ao rapaz:
- Você já trabalhou alguma vez na vida, meu rapaz?
- Sim senhor, eu cuidava dos negócios... lá na roça.
O gerente gostou do jeito simpático do caipira e disse:
- muito bem, pode começar amanhã. Estou saindo numa rápida viagem, quando eu chegar, no final da tarde, passo primeiro por aqui para ver como você se saiu.
Aquele dia foi longo e árduo para o rapaz... As 17:30 horas, antes de qualquer coisa, o gerente se acercou do novo empregado para indagar sobre o seu dia:
- Quantas vendas você fez hoje?
- Uma! Respondeu com naturalidade o rapaz.
- Só uma? Continuou, atônito, o gerente - Normalmente a maioria dos meus vendedores fazem de 30 a 40 vendas por dia... - E qual foi o valor desta "uma" venda que você fez?
- Dois milhões e meio de Reais! - respondeu o caipira.
- Como você conseguiu isso? - Pergunta, o gerente, extasiado.
- Bem... O cliente entrou na loja e eu lhe vendi um anzol pequeno, depois um anzol médio e finalmente um anzol bem grande. Daí eu lhe vendi uma linha fina de pescar, outra de resistência media e uma bem grossa para pescaria pesada. Em seguida eu lhe perguntei onde ele iria pescar? Ele me disse que faria pesca oceânica. Então, eu sugeri que talvez fosse precisar de um barco, aí, eu o acompanhei até seção de náutica e lhe vendi uma lancha importada, a mais top de linha. Finalmente eu disse que talvez um carro pequeno não fosse capaz de puxar aquela lancha, levei-o a seção de carros e lhe vendi uma caminhonete com tração nas quatro rodas.
O gerente, pasmo, perguntou:
- Você quer dizer que vendeu tudo isso a um cliente que veio aqui, só para comprar um pequeno anzol?
- Não senhor, na verdade, ele entrou aqui para comprar um pacote de absorvente para a esposa, Então eu falei:
- Parabéns, Já que seu fim de semana tá perdido mesmo... que tal uma pescaria...?

Conclusão:
Esteja atento, crie empatia com o seu cliente e nunca preveja o final de uma venda. O cliente taxado de "caroço", necessariamente não é um mal cliente.
(É do caroço que sai a semente que frutifica...)

Postado por Francisco Leales


Aula 9

COMO TRATAR AS PESSOAS GROSSAS

Para todos os que têm de tratar com clientes irritantes, ou com pessoas que se acham superiores aos outros, aprenda com a funcionária da GOL.
Destrua um ignorante sendo original, como ela foi.
Uma funcionária da GOL, no aeroporto de Congonhas, São Paulo, deveria ganhar um prêmio por ter sido esperta, divertida e ter atingido seu objetivo, quando teve que lidar com um passageiro que, provavelmente, merecia voar junto com a bagagem...

Um vôo lotado da GOL foi cancelado. Uma única funcionária atendia e tentava resolver o problema de uma longa fila de passageiros impacientes. De repente, surge um passageiro ainda mais irritado, corta toda a fila até o balcão, atira o bilhete e diz:
- Eu tenho que estar neste vôo, e tem que ser na primeira classe!
A funcionária respondeu:
- O senhor me desculpe, terei todo o prazer em ajuda-lo, mas, tenho que atender estas pessoas primeiro, já que elas também estão aguardando pacientemente na fila. Quando chegar a sua vez, farei tudo para satisfazê-lo.
O passageiro ficou irredutível e falou, gritando, para que todos na fila ouvissem:
- Você faz alguma idéia de quem eu sou? Sem hesitar, a funcionária sorriu, pediu para aguardar um instante e pegou no microfone, anunciando:
- Posso ter um minuto da atenção das senhoras e senhores, por favor? (a sua voz ecoou por todo o terminal).
Ela continuou:
- Temos aqui no balcão um passageiro que não sabe quem é, provavelmente esta perdido... Se alguém é responsável pelo mesmo, ou é parente, ou então puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade, favor comparecer aqui no balcão da GOL. Obrigada!
Com dezenas de pessoas, atrás dele gargalhando histericamente... O homem olhou furiosamente para a funcionária, rangeu os dentes e disse, gritando mais alto ainda:
- Eu vou te foder...!
Sem recuar, a funcionária sorriu e disse:
- Desculpe, meu senhor, mas, mesmo para isso, o senhor terá que esperar na fila; tem muita gente querendo fazer o mesmo...

Videos imperdíveis...

O papa do MKT - Phillip Kotler, sobre marketing e estratégia...



Tom Peters "O pai da empresa pós-moderna"...



Grande Palestrande Godri... Mantenha sua bola cheia!

Breve relato sobre pizzas




O fantástico mundo das pizzas

Anoitece... os telefones começam a tocar freneticamente; são vários ramais entupidos; atendentes agitados; motoqueiros apressados, para lá e para cá! “Chegou a hora sagrada”.
O paulistano pede sua pizza. Qualquer dia é dia de pizza em São Paulo.
Cada mordida em um saboroso pedaço de pizza contribui, sem que o consumidor perceba, para impulsionar um bilionário segmento na produção de alimentos no País. Da farinha de trigo aos motoboys, que visitam milhões de residências, às saborosas “redondas” que movimentam uma indústria já ultrapassando os R$ 18 bilhões em faturamento ao ano – maior do que o PIB da Nicarágua – garantindo milhares de empregos diretos e indiretos em todo o Brasil.
Trata-se de um mercado em constante expansão e muito pulverizado. Somente em São Paulo, por exemplo; existem mais de seis mil pizzarias e outros seis mil estabelecimentos como; padarias e lanchonetes que também produzem e vendem este alimento.
A cadeia de produção da tradicional iguaria italiana emprega na cidade de São Paulo cerca de 100 mil pessoas, destacando-se mais de 12 mil pizzaiolos e 60 mil entregadores motorizados.
Tudo para atender um consumo que ultrapassa um milhão de pizzas por dia, segundo a “Associação das Pizzarias Unidas” de São Paulo – um número que corresponde a 10% de toda a população do município.

Uma pesquisa realizada pela Abresi (Associação Brasileira das Entidades de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo) e pelo Sinhores-SP (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo) revelou que: O consumo total de pizzas, por mês, na grande São Paulo é de aproximadamente 43 milhões de unidades: Sendo as Pizzarias responsáveis por; 54% deste consumo, as Padarias; 20%, os Restaurantes; 16%, Supermercados; 5%, Lanchonetes e bares; 4% e Lojas de conveniência; 1%.
A forma de Consumo destaca-se em: No local; 49% - Delivery ; 41% - Congeladas e discos; 10% .
Dos tipos de pizza mais consumidos estão em 1º lugar; Mussarela - 2º lugar; Margherita - 3º lugar; Quatro queijos.
Outro dado que impressiona, é a grande variedade de sabores; São mais de 230 tipos de pizza, entre salgadas e doces, à disposição do consumidor.

Curiosidades
Na cidade de São Paulo, apenas 30% dos habitantes não consomem pizzas.
O consumo médio mensal por habitante é de sete unidades por mês.
O preço médio de uma pizza é de R$ 19,00 na Grande São Paulo.
Os empregos diretos gerados pelas pizzarias somam 29.200; os indiretos, 20.300 e os terceirizados, 74.300 pessoas.

O Dia da Pizza
É comemorado desde 1985 em São Paulo.
A data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração da redonda.


A expressão "tudo acaba em pizza"

A expressão “acabar em pizza” surgiu no Palestra Italia (Palmeiras), na década de 50.
Num belo dia, houve uma discussão acirrada entre e os diretores na sede do clube. -Aquele jeitão expansivo do Italiano falar, quem está de fora pensa que a coisa está feia la dentro... Mas, após a calorosa reunião, todos foram confraternizar em uma pizzaria, deixando desafetos e confusões para trás.

A explicação foi dada pelo jornalista Eduardo Martins, autor do manual de redação do jornal O Estado de São Paulo.

Um pouco da história da pizza

- Acredita-se que os Babilônios, Hebreus e Egípcios, inventaram a primeira “massa de pizza” há mais de cinco mil anos. O alimento consistia em uma mistura de água com farinha integral colocada para secar sob o calor de fornos de tijolos. A massa adquiria um aspecto que lembra os pães árabes atuais. Recebia o nome de “piscea”, aquela valorizada massa evoluiu através das civilizações com seus costumes e hábitos, transformando-se para chegar até nós, hoje, na opção gastronômica mais consumida no planeta. Acrescida dos seus inúmeros preparos, sabores, doces e salgados, que ainda recebe os mais variados tipos de combinações com outros alimentos, (condimentos, embutidos, industrializados ou naturais) recheios e diversas coberturas especiais.

Fonte: internet, diversos sites...

Monday, June 1, 2009

Depoimento do Dr. Miguel do BOTICARIO





Dr. Miguel Krigsner – O Boticário
http://www.boticario.com/



Espírito Empreendedor
Posso dizer que a história do Boticário começou quando eu estava no último ano da Faculdade de Farmácia e Bioquímica e estava em dúvida sobre quedireção seguir: trabalhar na indústria farmacêutica, na de cosméticos ou de alimentos. O que me incomodava era a perspectiva de ter de passar os dias num laboratório, dentro de uma fábrica, rotina muito diferente daquela que experimentei trabalhando na loja de meu pai, em constante contato com o público e os
fornecedores.


Um curso de farmácia de manipulação despertou meu espírito empreendedor, e me levou a ver ali uma boa oportunidade de negócio.
A prática de aviar receitas era antiga. Mas, diante do crescimento da indústria de medicamentos, andava abandonada pela maioria dos farmacêuticos.
O mundo vivia um momento de retorno à natureza, de valorização da alimentação
natural, da medicina alternativa.
Pesando prós e contras desse nicho de mercado, vislumbrei uma boa oportunidade de negócios e decidi correr o risco e retomar, para a área dermatológica, o conceito de aviar fórmulas – prescritas pelos médicos em composições específicas para cada paciente. Essa atividade também permitiria a formulação de cremes, loções e xampus personalizados. Senti que poderia inovar
e construir uma empresa. Juntei-me a três sócios e abri a botica da Saldanha
Marinho, no Centro de Curitiba, em 1977.
A educação que recebi de meus pais e a experiência na juventude de trabalhar na loja de roupas do meu pai foram decisivas para forjar meu espírito empreendedor. Desde cedo desenvolvi uma aptidão para me relacionar bem com os consumidores. E, certamente, se não fizesse o que faço hoje, estaria de alguma forma envolvido com algo que permitisse o contato diário com pessoas.
Somado a isso havia o meu interesse desde menino pelos perfumes, que sempre me fascinaram e significaram para mim um mundo de mistérios capaz de envolver as pessoas, mexer com as emoções e despertar a memória. A partir desse cenário nasceu "O Boticário".


De todas as decisões tomadas ao longo desses quase 30 anos de trabalho não me arrependo de nada, pois, acima de tudo, alguns princípios básicos sempre moveram minhas atitudes: ética,
inovação, relacionamento como “a alma” do negócio e a preservação do nosso planeta para as gerações futuras.
Muitas vezes tive de assumir riscos. Eles são a matéria-prima do empreendedorismo, da inovação. Inovar sempre fez parte do DNA do Boticário, mas, as decisões sempre foram tomadas de forma ponderada e estudada. A primeira expansão da marca "O Boticário! ocorreu quando inauguramos a loja no aeroporto de Curitiba, em setembro de 1979. Ela permitiu à marca decolar
para todos os cantos do País. O segundo grande momento de expansão foi quando iniciamos a expansão internacional há 20 anos, com a abertura de uma loja em Portugal.



No início foi difícil balancear a estratégia de crescimento com o dia-a-dia da empresa. Foi necessário, em alguns momentos, reestruturar a companhia com o intuito de enfrentar os desafios para um sólido crescimento e tornar a estrutura interna do "O Boticário" capaz de administrar um negócio das proporções que a empresa estava tomando.
Para manter "O Boticário" uma empresa sólida e competitiva é necessário acompanhar as transformações do mundo, que ocorrem mais rapidamente, o que exige decisões rápidas. O empresário deve, entre outras coisas, estar preparado para enfrentar crises financeiras, saber lidar com o mundo financeiro de forma ética e ao mesmo tempo extraindo dele o maior benefício possível; inovar, inovar e inovar constantemente, oferecendo aos consumidores produtos novos que superem suas expectativas.



Hoje, a sustentabilidade é vital para o sucesso do negócio. Como participantes da engrenagem que move o mundo, fazemos mais do que a nossa parte junto à sociedade com a qual nos relacionamos. Temos de cuidar de nossos colaboradores, das pessoas que estão próximas a nós, preservar o meio ambiente, enfim, cumprir com nossa obrigação social.
"O Boticário", não é apenas uma empresa industrial e comercial, mas uma empresa que beneficia milhares de pessoas com seus programas culturais, sociais, educativos e, com destaque, de proteção à natureza. Para seguir o caminho que escolhi para "O Boticário", é impossível realizar tudo sozinho. Por isso, é essencial estar cercado de pessoas competentes e nas quais confio para auxiliar a empresa a desenvolver todos esses aspectos e manter-se competitiva no mercado.
A expansão do negócio, por um lado, gera necessidade de padronização, para que a marca tenha a mesma imagem em qualquer lugar em que esteja presente. Estabelecemos um manual do franqueado para que possamos manter a unidade em todos os nossos pontos de venda. Por outro lado, exercitamos a arte de encantar no cliente, diariamente. Nossos consumidores não podem passar na frente da loja e dizer “conheço tudo o que eles oferecem”. Estamos sempre oferecendo novidades e surpreendendo nossos clientes. O que sustenta o desenvolvimento do Boticário são os princípios da empresa. Eles são expressos da seguinte forma: Pensar antes de agir; estimular o aprendizado e o conhecimento organizacional; empreender e ousar; respeitar a diversidade; fortalecer relações; agir com responsabilidade para a sustentabilidade; cuidar para diferenciar; ter resultados sustentáveis; dialogar para integrar e priorizar; reconhecer e celebrar; e ter sempre em vista que o consumidor é a razão de nossa existência.
Uma das opções que temos para incrementar o crescimento do "O Boticário" é prosseguir a expansão internacional da empresa. Estamos com 55 lojas e 1.004 pontos-de-venda em 24 países. No Brasil, a marca está presente em praticamente todas as cidades com mais de 30 mil habitantes. Já no mercado internacional há muito a aprender e a conquistar. Esse segmento certamente pode ser, e será, desenvolvido. Em 2005, "O Boticário" fechou o ano com vendas de 503,713 milhões de reais para a rede de franqueados, contra 420,046 milhões de reais em 2004. O lucro bruto foi de 279,337 milhões de reais, comparados aos 214.132 milhões obtidos no ano anterior. O lucro líquido aumentou de 54,548 milhões de reais em 2004 para 93,984 milhões em 2005. A palavra mágica para criar e manter uma estratégia competitiva é inovar sempre. Não apenas no desenvolvimento de produtos, mas em toda as esferas da empresa, nas relações com seus stakeholders, com fornecedores, empregados, clientes e com a sociedade.
"O Boticário" foi o pioneiro no sistema de franchising, o canal de comercialização que sustenta o negócio da empresa. Antecipamos o futuro em nossos pontos-de-venda ao implementar novos modelos de loja, sempre modernos e inovadores. Em 2006, estamos promovendo novos avanços
significativos. Estamos mudando o layout de nossas lojas, modernizando a nossa marca. Acabamos de concluir a implantação, em tempo recorde, do SAP, que dará maior agilidade à gestão. Iniciamos a implantação do projeto de comunicação via satélite, batizado de VSAT, que vai integrar fábrica em São José dos Pinhais (Estado do Paraná), rede de franqueados (2.400 lojas) e fornecedores em todo o País. O projeto, que possibilita a transmissão de dados, imagem e voz, proporciona integração, interatividade e instantaneidade aos processos de comunicação e negócio do "O Boticário". Outro diferencial do Boticário é a integração vertical: A empresa é
responsável pela criação, produção, distribuição e venda de seus produtos, em uma perfeita integração do negócio. A empresa também é reconhecida por investir na gestão de pessoas, no
treinamento e desenvolvimento de seus empregados e da rede de franqueados, o que gera um enorme diferencial no ponto-de-venda: qualidade no atendimento, de forma diferenciada, em especial pelo trabalho das consultoras de beleza. Em um setor em que há pouca fidelização do consumidor, oferecer sempre produtos novos e serviços diferenciados aos nossos clientes e aprimorar o atendimento ao cliente é fundamental. Para satisfazer o cliente, além da qualidade
do atendimento, a empresa faz fortes investimentos em novas tecnologias, metodologias e sistemas de gestão de negócios. Em 2005, O Boticário depositou quatro novas patentes que se somaram às 13 já obtidas pela empresa em produtos como o perfume Malbec e a linha de proteção solar Golden Plus.

A principal característica do empreendedor é o desprendimento para correr riscos, aceitar mudanças, inovações e pensar à frente. Posso dizer que esse é o meu caso. Tenho a convicção de que, mais do que nunca, e principalmente numa economia globalizada, a empresa deve cumprir sua função social. Para isso, a empresa deve ter uma gestão moderna, ser saudável, estar voltada para resultados, para que possa criar empregos e gerar renda e qualidade de vida para
as pessoas e riquezas para o País. Participamos ativamente de entidades representativas de classe, ocupando posições relevantes em importantes associações. Atualmente sou vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado do Paraná, faço parte ainda do Conselho
Empresarial de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e do Conselho do Gife - Grupo de Institutos Fundações e Empresas, e do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial. Além disso, temos executivos ocupando cargos importantes em outras associações, como a presidência da Associação Brasileira de Franchising e a vice-presidência da Abihpec, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Outro ponto fundamental é a responsabilidade social – parte da história e da cultura do
"O Boticário", que sempre se preocupou com os impactos sociais da organização, em sua busca permanente pela excelência, nas relações do homem com o seu mundo e o seu futuro. Em nossa empresa, responsabilidade social não se restringe a uma série de programas ou projetos de cunho social. Os negócios são conduzidos de forma ética e responsável. O "O Boticário" adota como modelo de gestão a valorização do ser humano, o respeito ao meio ambiente e a promoção do bem-estar social. Esses valores caminham lado a lado com metas de produtividade e excelência.
Estabelecemos como foco prioritário a proteção do meio ambiente nacional e, em 1990, criamos a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. A Fundação tem como missão promover e realizar ações de conservação da natureza para garantir a vida na Terra. É uma entidade independente, sem fins lucrativos, auditada anualmente pelo Ministério Público. A política é destinar até 1% da
receita líquida em investimento social privado, com foco prioritário na Fundação "O Boticário" de Proteção à Natureza e em projetos sociais. A Fundação "O Boticário" é uma das maiores financiadoras de projetos em conservação da natureza no Brasil. Desde a sua criação, investiu cerca de US$ 6 milhões em mais de mil projetos de instituições de todo o País. A Fundação
incentiva a criação de reservas privadas, colabora no monitoramento de áreas naturais protegidas públicas e apóia ações de ecodesenvolvimento, que associam a conservação da natureza com projetos de desenvolvimento comunitário. Outro foco da Fundação "O Boticário" é educar e mobilizar o público, disseminando conhecimento, valores e atitudes conservacionistas, por meio de iniciativas como eventos técnico-científicos, publicações, cursos de capacitação, entre outras.
A preocupação do Boticário com a conservação da natureza é uma constante. Acreditamos que proteger o imenso patrimônio natural do Brasil é um esforço que deve ser compartilhado por todos. Sob essa premissa, que norteia todas as ações de investimento social privado da empresa, fizemos nossa parte e doamos US$ 1 milhão para o Programa Áreas Protegidas da Amazônia, que tem como objetivo alcançar 50 milhões de hectares de áreas protegidas na Amazônia Brasileira pelo Governo Federal. O Boticário foi a primeira empresa privada a apoiar financeiramente o projeto. O anúncio da doação aconteceu durante a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, a COP-8, realizada pela Organização das Nações Unidas em Curitiba, no mês de março, da qual O Boticário foi um dos patrocinadores. Com a doação, a empresa se uniu ao Governo brasileiro, ao Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, à organização ambientalista Fundo Mundial para a Natureza – WWF, ao Global Environment Facility – GEF e ao Banco Mundial nesse projeto. O ARPA também ajudará na conservação dos recursos naturais da Amazônia, de forma a garantir a biodiversidade e promover o desenvolvimento socio econômico da região com base no uso racional da floresta.
A Amazônia é um tesouro mundial da biodiversidade e dos serviços ambientais e é importante não só para a população do Brasil, mas do planeta. Por isso, nós optamos por apoiar esse projeto. O "O Boticário" acredita que, se cada um cuidar de si e do ambiente à sua volta, todos teremos um mundo melhor. Temos orgulho de fazer parte dessa iniciativa.
Dr. Miguel Krigsner