Monday, June 1, 2009

Depoimento do Dr. Miguel do BOTICARIO





Dr. Miguel Krigsner – O Boticário
http://www.boticario.com/



Espírito Empreendedor
Posso dizer que a história do Boticário começou quando eu estava no último ano da Faculdade de Farmácia e Bioquímica e estava em dúvida sobre quedireção seguir: trabalhar na indústria farmacêutica, na de cosméticos ou de alimentos. O que me incomodava era a perspectiva de ter de passar os dias num laboratório, dentro de uma fábrica, rotina muito diferente daquela que experimentei trabalhando na loja de meu pai, em constante contato com o público e os
fornecedores.


Um curso de farmácia de manipulação despertou meu espírito empreendedor, e me levou a ver ali uma boa oportunidade de negócio.
A prática de aviar receitas era antiga. Mas, diante do crescimento da indústria de medicamentos, andava abandonada pela maioria dos farmacêuticos.
O mundo vivia um momento de retorno à natureza, de valorização da alimentação
natural, da medicina alternativa.
Pesando prós e contras desse nicho de mercado, vislumbrei uma boa oportunidade de negócios e decidi correr o risco e retomar, para a área dermatológica, o conceito de aviar fórmulas – prescritas pelos médicos em composições específicas para cada paciente. Essa atividade também permitiria a formulação de cremes, loções e xampus personalizados. Senti que poderia inovar
e construir uma empresa. Juntei-me a três sócios e abri a botica da Saldanha
Marinho, no Centro de Curitiba, em 1977.
A educação que recebi de meus pais e a experiência na juventude de trabalhar na loja de roupas do meu pai foram decisivas para forjar meu espírito empreendedor. Desde cedo desenvolvi uma aptidão para me relacionar bem com os consumidores. E, certamente, se não fizesse o que faço hoje, estaria de alguma forma envolvido com algo que permitisse o contato diário com pessoas.
Somado a isso havia o meu interesse desde menino pelos perfumes, que sempre me fascinaram e significaram para mim um mundo de mistérios capaz de envolver as pessoas, mexer com as emoções e despertar a memória. A partir desse cenário nasceu "O Boticário".


De todas as decisões tomadas ao longo desses quase 30 anos de trabalho não me arrependo de nada, pois, acima de tudo, alguns princípios básicos sempre moveram minhas atitudes: ética,
inovação, relacionamento como “a alma” do negócio e a preservação do nosso planeta para as gerações futuras.
Muitas vezes tive de assumir riscos. Eles são a matéria-prima do empreendedorismo, da inovação. Inovar sempre fez parte do DNA do Boticário, mas, as decisões sempre foram tomadas de forma ponderada e estudada. A primeira expansão da marca "O Boticário! ocorreu quando inauguramos a loja no aeroporto de Curitiba, em setembro de 1979. Ela permitiu à marca decolar
para todos os cantos do País. O segundo grande momento de expansão foi quando iniciamos a expansão internacional há 20 anos, com a abertura de uma loja em Portugal.



No início foi difícil balancear a estratégia de crescimento com o dia-a-dia da empresa. Foi necessário, em alguns momentos, reestruturar a companhia com o intuito de enfrentar os desafios para um sólido crescimento e tornar a estrutura interna do "O Boticário" capaz de administrar um negócio das proporções que a empresa estava tomando.
Para manter "O Boticário" uma empresa sólida e competitiva é necessário acompanhar as transformações do mundo, que ocorrem mais rapidamente, o que exige decisões rápidas. O empresário deve, entre outras coisas, estar preparado para enfrentar crises financeiras, saber lidar com o mundo financeiro de forma ética e ao mesmo tempo extraindo dele o maior benefício possível; inovar, inovar e inovar constantemente, oferecendo aos consumidores produtos novos que superem suas expectativas.



Hoje, a sustentabilidade é vital para o sucesso do negócio. Como participantes da engrenagem que move o mundo, fazemos mais do que a nossa parte junto à sociedade com a qual nos relacionamos. Temos de cuidar de nossos colaboradores, das pessoas que estão próximas a nós, preservar o meio ambiente, enfim, cumprir com nossa obrigação social.
"O Boticário", não é apenas uma empresa industrial e comercial, mas uma empresa que beneficia milhares de pessoas com seus programas culturais, sociais, educativos e, com destaque, de proteção à natureza. Para seguir o caminho que escolhi para "O Boticário", é impossível realizar tudo sozinho. Por isso, é essencial estar cercado de pessoas competentes e nas quais confio para auxiliar a empresa a desenvolver todos esses aspectos e manter-se competitiva no mercado.
A expansão do negócio, por um lado, gera necessidade de padronização, para que a marca tenha a mesma imagem em qualquer lugar em que esteja presente. Estabelecemos um manual do franqueado para que possamos manter a unidade em todos os nossos pontos de venda. Por outro lado, exercitamos a arte de encantar no cliente, diariamente. Nossos consumidores não podem passar na frente da loja e dizer “conheço tudo o que eles oferecem”. Estamos sempre oferecendo novidades e surpreendendo nossos clientes. O que sustenta o desenvolvimento do Boticário são os princípios da empresa. Eles são expressos da seguinte forma: Pensar antes de agir; estimular o aprendizado e o conhecimento organizacional; empreender e ousar; respeitar a diversidade; fortalecer relações; agir com responsabilidade para a sustentabilidade; cuidar para diferenciar; ter resultados sustentáveis; dialogar para integrar e priorizar; reconhecer e celebrar; e ter sempre em vista que o consumidor é a razão de nossa existência.
Uma das opções que temos para incrementar o crescimento do "O Boticário" é prosseguir a expansão internacional da empresa. Estamos com 55 lojas e 1.004 pontos-de-venda em 24 países. No Brasil, a marca está presente em praticamente todas as cidades com mais de 30 mil habitantes. Já no mercado internacional há muito a aprender e a conquistar. Esse segmento certamente pode ser, e será, desenvolvido. Em 2005, "O Boticário" fechou o ano com vendas de 503,713 milhões de reais para a rede de franqueados, contra 420,046 milhões de reais em 2004. O lucro bruto foi de 279,337 milhões de reais, comparados aos 214.132 milhões obtidos no ano anterior. O lucro líquido aumentou de 54,548 milhões de reais em 2004 para 93,984 milhões em 2005. A palavra mágica para criar e manter uma estratégia competitiva é inovar sempre. Não apenas no desenvolvimento de produtos, mas em toda as esferas da empresa, nas relações com seus stakeholders, com fornecedores, empregados, clientes e com a sociedade.
"O Boticário" foi o pioneiro no sistema de franchising, o canal de comercialização que sustenta o negócio da empresa. Antecipamos o futuro em nossos pontos-de-venda ao implementar novos modelos de loja, sempre modernos e inovadores. Em 2006, estamos promovendo novos avanços
significativos. Estamos mudando o layout de nossas lojas, modernizando a nossa marca. Acabamos de concluir a implantação, em tempo recorde, do SAP, que dará maior agilidade à gestão. Iniciamos a implantação do projeto de comunicação via satélite, batizado de VSAT, que vai integrar fábrica em São José dos Pinhais (Estado do Paraná), rede de franqueados (2.400 lojas) e fornecedores em todo o País. O projeto, que possibilita a transmissão de dados, imagem e voz, proporciona integração, interatividade e instantaneidade aos processos de comunicação e negócio do "O Boticário". Outro diferencial do Boticário é a integração vertical: A empresa é
responsável pela criação, produção, distribuição e venda de seus produtos, em uma perfeita integração do negócio. A empresa também é reconhecida por investir na gestão de pessoas, no
treinamento e desenvolvimento de seus empregados e da rede de franqueados, o que gera um enorme diferencial no ponto-de-venda: qualidade no atendimento, de forma diferenciada, em especial pelo trabalho das consultoras de beleza. Em um setor em que há pouca fidelização do consumidor, oferecer sempre produtos novos e serviços diferenciados aos nossos clientes e aprimorar o atendimento ao cliente é fundamental. Para satisfazer o cliente, além da qualidade
do atendimento, a empresa faz fortes investimentos em novas tecnologias, metodologias e sistemas de gestão de negócios. Em 2005, O Boticário depositou quatro novas patentes que se somaram às 13 já obtidas pela empresa em produtos como o perfume Malbec e a linha de proteção solar Golden Plus.

A principal característica do empreendedor é o desprendimento para correr riscos, aceitar mudanças, inovações e pensar à frente. Posso dizer que esse é o meu caso. Tenho a convicção de que, mais do que nunca, e principalmente numa economia globalizada, a empresa deve cumprir sua função social. Para isso, a empresa deve ter uma gestão moderna, ser saudável, estar voltada para resultados, para que possa criar empregos e gerar renda e qualidade de vida para
as pessoas e riquezas para o País. Participamos ativamente de entidades representativas de classe, ocupando posições relevantes em importantes associações. Atualmente sou vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado do Paraná, faço parte ainda do Conselho
Empresarial de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e do Conselho do Gife - Grupo de Institutos Fundações e Empresas, e do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial. Além disso, temos executivos ocupando cargos importantes em outras associações, como a presidência da Associação Brasileira de Franchising e a vice-presidência da Abihpec, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Outro ponto fundamental é a responsabilidade social – parte da história e da cultura do
"O Boticário", que sempre se preocupou com os impactos sociais da organização, em sua busca permanente pela excelência, nas relações do homem com o seu mundo e o seu futuro. Em nossa empresa, responsabilidade social não se restringe a uma série de programas ou projetos de cunho social. Os negócios são conduzidos de forma ética e responsável. O "O Boticário" adota como modelo de gestão a valorização do ser humano, o respeito ao meio ambiente e a promoção do bem-estar social. Esses valores caminham lado a lado com metas de produtividade e excelência.
Estabelecemos como foco prioritário a proteção do meio ambiente nacional e, em 1990, criamos a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. A Fundação tem como missão promover e realizar ações de conservação da natureza para garantir a vida na Terra. É uma entidade independente, sem fins lucrativos, auditada anualmente pelo Ministério Público. A política é destinar até 1% da
receita líquida em investimento social privado, com foco prioritário na Fundação "O Boticário" de Proteção à Natureza e em projetos sociais. A Fundação "O Boticário" é uma das maiores financiadoras de projetos em conservação da natureza no Brasil. Desde a sua criação, investiu cerca de US$ 6 milhões em mais de mil projetos de instituições de todo o País. A Fundação
incentiva a criação de reservas privadas, colabora no monitoramento de áreas naturais protegidas públicas e apóia ações de ecodesenvolvimento, que associam a conservação da natureza com projetos de desenvolvimento comunitário. Outro foco da Fundação "O Boticário" é educar e mobilizar o público, disseminando conhecimento, valores e atitudes conservacionistas, por meio de iniciativas como eventos técnico-científicos, publicações, cursos de capacitação, entre outras.
A preocupação do Boticário com a conservação da natureza é uma constante. Acreditamos que proteger o imenso patrimônio natural do Brasil é um esforço que deve ser compartilhado por todos. Sob essa premissa, que norteia todas as ações de investimento social privado da empresa, fizemos nossa parte e doamos US$ 1 milhão para o Programa Áreas Protegidas da Amazônia, que tem como objetivo alcançar 50 milhões de hectares de áreas protegidas na Amazônia Brasileira pelo Governo Federal. O Boticário foi a primeira empresa privada a apoiar financeiramente o projeto. O anúncio da doação aconteceu durante a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, a COP-8, realizada pela Organização das Nações Unidas em Curitiba, no mês de março, da qual O Boticário foi um dos patrocinadores. Com a doação, a empresa se uniu ao Governo brasileiro, ao Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO, à organização ambientalista Fundo Mundial para a Natureza – WWF, ao Global Environment Facility – GEF e ao Banco Mundial nesse projeto. O ARPA também ajudará na conservação dos recursos naturais da Amazônia, de forma a garantir a biodiversidade e promover o desenvolvimento socio econômico da região com base no uso racional da floresta.
A Amazônia é um tesouro mundial da biodiversidade e dos serviços ambientais e é importante não só para a população do Brasil, mas do planeta. Por isso, nós optamos por apoiar esse projeto. O "O Boticário" acredita que, se cada um cuidar de si e do ambiente à sua volta, todos teremos um mundo melhor. Temos orgulho de fazer parte dessa iniciativa.
Dr. Miguel Krigsner