Thursday, July 23, 2009

SINAIS DO SUCESSO

Quais são os sinais do sucesso?

Escrito por: Daniel Heise

Se você está com a pergunta: "Qual é a minha chance de sucesso?" na cabeça, não dê muita atenção para quem nunca empreendeu antes. O primeiro ato é abrir mão dos livros acadêmicos e das teorias ensinadas nos MBAs. Não perca seu precioso tempo. Nós, empreendedores, navegamos mais no campo das artes do que no das ciências. Aprendemos, no dia a dia, a moldar empresas. Não se deixe enganar pela bela exatidão de um plano de negócios. Papel e planilha aceitam quaisquer premissas, números e resultados; o mercado, não.
Família, amigos, conhecidos e afins invariavelmente julgarão a chance de sucesso do projeto baseado no carinho que sentem e no medo que tenham de você se dar mal. As palavras desse círculo próximo significam apenas mais ruído - e você está em busca dos verdadeiros sinais.

É a conquista dos primeiros clientes que começa a revelar a real chance de sucesso. Os planos que não conseguem dizer como e por que o cliente será conquistado não têm valor. Quem não explica objetivamente qual problema pretende solucionar ou qual necessidade estará suprindo revela falta de lição de casa (ou simples erro de visão). Cliente novo, pagando por uma solução e envolvido no processo de evolução é o melhor sinal que se pode ter. Bons empreendedores têm feedback rápido e com baixo custo. Quando o sinal é positivo, eles pisam no acelerador; quando é negativo, brecam e voltam para a prancheta. Consumir recursos às cegas, só no cassino.
É importante também observar o time de empreendedores que tocará o projeto. Um time de iguais, com a mesma formação e habilidades, é um sinal de conflito futuro. Já um time complementar revela potencial maior de sucesso. Estilos de gestão, liderança ou trabalho não precisam ser os mesmos. O que deve coincidir é a base de princípios, a visão de mundo, a vontade e a determinação para superar a montanha de desafios à frente.

Para ter sucesso é preciso derrubar mitos. Uma das ideias mais disseminadas sobre empreendedorismo é a de que jovens entre 20 e 34 anos têm maior potencial empreendedor. Se seguirmos essa máxima, destacaremos a idade do time como um sinal importante para determinar a chance de um projeto vingar. Mas, ao contrário da crença da maioria, um estudo recente da Kauffman Foundation, divulgado no mês passado, revela que os americanos com idades entre 55 e 64 anos tiveram uma taxa de atividade empreendedora superior àqueles de 20 a 34 (em todos os anos de 1996 a 2007). A tendência é reforçada por uma análise de 5 mil empresas abertas em 2004, em que dois terços dos fundadores apresentavam idades entre 35 e 54 anos. No caso das empresas de tecnologia (mais associadas aos jovens), a descoberta foi de uma idade média dos fundadores de 39 anos, surpreendentemente alta para quem só acredita em prodígios high tech. Outro dado: o número de empreendedores com mais de 50 anos é o dobro daqueles com 25.

Assim, fica aqui a mensagem: o que determina o sucesso de um projeto nascente pode não estar muito bem ancorado no senso comum. Um grupo jovem, com um belo plano delineado no MBA, longe de clientes reais, não poderia estar mais distante do sucesso. Ao passo que um outro mais experiente, sem um plano perfeito, mas próximo do mercado, só precisa vencer alguns preconceitos para se tornar um forte vetor de crescimento.

*Daniel Heise é empreendedor em série e sócio-fundador do Grupo Direct.
E-mail: dsheise@gmail.com
Blog: www.aprendendoempreendendo.com
Twitter: @dsheise

Saturday, July 18, 2009

DICAS DO: sebraesp.com.br

Dicas para vender mais

Vitrinismo: A vitrine deve fazer menção à data comemorativa (de época) do mes, ex: dia dos pais, das crianças, Natal, etc.... Os enfeites mexem com o estado de espírito das pessoas e, nessa época, é a emoção do consumidor que faz a compra.

Compra e venda: Variedade de produtos e boa exposição são essenciais para despertar
o desejo de comprar. (se o consumidor parou em frente à vitrine... Tem que ser prospectado).

Recursos Humanos: Invista na motivação da sua equipe com; treinamentos, premiações, aumento de comissões, bônus etc.
O importante é que todos estejam comprometidos com as metas estipuladas e àvidos em vender cada vez mais.

Discernido sobre artigo do jornal de negócios do sebrae ano: XVIII- nº 186, julho 2009 - pg 12
http://www.sebraesp.com.br/sites/default/files/jul_integra.pdf

NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO QUE GERAM OS NEGÓCIOS DO FUTURO-sebraesp.com.br

Tendencias
Em outubro do ano passado, a pesquisa "Cenários para as Micro e Pequenas Empresas no Brasil 2009/2015", realizada pelo Sebrae-SP, já apontava quais os segmentos que representarão oportunidades para empreender a partir de novas tendências na economia e na sociedade, por exemplo: a educação on-line, as lojas especializadas para atender a população com mais de 60 anos, os negócios voltados à conscientização e manutenção da saúde como; cursos, lojas e grupos de atividades físicas específicas. Os centros de lazer e brinquedos, destinados em atender à forte emancipação do consumo das crianças. A pesquisa também aponta para o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e da idade média dos novos investidores (pessoas com mais de 40 e 60 anos empreendendo). Para atender todas as demandas, os negócios voltados para os que moram sozinhos e passam mais tempo em casa, tendem a aquecerem-se, a exemplo das lojas de sistemas de segurança, serviços de leva-e-traz, entrega em domicílio, serviços para idosos, necessidades na área de saúde e artigos que proporcionem mais comodidade no lar. Empresários e produtos com responsabilidade determinam o engajamento nas inevitáveis tendencias do futuro.
discernido sobre Artigo do jornal de negócios do Sebrae, pag. 5 - edição nº 186 - julho de 2009 - ano XVIII - http://www.sebraesp.com.br/sites/default/files/jul_pag_4_5.pdf

Os 10 MANDAMENTOS DO NEGÓCIO - sebraesp.com.br

 Os dez mandamentos para um negócio do futuro de sucesso - Sebraesp.com.br
1. Vender: Atraia (prospecte) e mantenha (fidelize) os clientes
2. Preço compensador: Opere com baixo custo. Faça promoções
3. Volume: Projete vendas compatíveis com o negócio
4. Estrutura: Crie processos simples e eficientes
5. Operação enxuta: Evite desperdícios. Não atire para todos os lados
6. Inovação: Desenvolva diferenciais competitivos. Destaque-se
7. Decisão: Planeje toda situação e seja objetivo nos negócios
8. Delegação: Liberte-se das operações treinando colaboradores
9. Influenciar o ambiente: Utilize as redes sociais para projetar o negócio
10. Exploração da oportunidade: Mantenha a mente aberta ao novo. Examine antes de descartar qualquer proposta.

Fonte: Jornal de negócios do sebrae, pg 4 -edição julho 2009-nº186

Thursday, July 9, 2009