Friday, May 8, 2009

Postura e ações adequadas na comunicação de resultados



Contato pessoal ou apresentação em plateias...

Vocabulário:
Recomendações - Evitar a utilização da expressão “Pois não”.
- Eliminar expressões como “No caso...”, “Fala pra mim...”, “entendeu?”, “Ta?”, “Ta bom?”, “dá uma ligada”, “dá uma verificada”, “Oi”, “Alô”, “Ok”, "tchau-tchau..."
-Não utilize verbos em seqüência, Ex: - Eu posso estar lhe dando o telefone da Agência - Eu vou estar verificando a situação dos seus cartões - A senhora poderia estar me dizendo o numero desses cartões?- Eu vou estar passando... - Eu vou estar verificando o valor da tarifa... - O senhor precisa estar entrando em contato com o seu gerente.- Eu posso estar cancelando a senha...- O senhor deve estar solicitando na agencia...- O senhor pode estar pedindo para o atendente auxiliar no seu fax- O que eu posso fazer é estar lhe enviando um extrato via correio...- Eu vou estar passando o telefone para o senhor estar entrando em contato... - O senhor teria que estar entrando em contato com a gerencia - Antes de eu estar liberando, o senhor gostaria de estar alterando a data de vencimento?
- Utilizar sempre os verbos no presente, evitando:- Qual seria...?- Que informação a senhora gostaria?- Qual seria a ajuda?- Qual seria o problema?

Dicas de postura corporal e verbal
1. Seja você mesmo. Essa é a primeira e maior “dica” de como falar melhor, a naturalidade está acima de tudo. Nenhuma técnica poderá ser mais importante que a sua naturalidade.
Aprenda, aperfeiçoe, progrida, mas, ao falar seja sempre natural.

2. Pronuncie bem as palavras. Pronuncie completamente todas as palavras, não omita a pronuncia dos “s” e “r” nos finais de palavras e dos “i” intermediários. Por exemplo, fale: primeiro, janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos, fomos, viemos e não, "janero, tercero, precisá, trazê, levâmo, fômu, viêmu". Pronunciando todos os sons corretamente, a mensagem será melhor compreendida pelos ouvintes e haverá maior valorização da imagem de quem fala.
Faça exercícios para melhorar a dicção lendo qualquer texto com um lápis ou caneta entre os dentes, procurando falar da forma mais clara possível. (procure orientação fonoaudiológica).

3. Fale com boa intensidade. Se você falar muito baixo, as pessoas que estiverem distantes não entenderão suas palavras e deixarão de prestar atenção; também não fale muito alto, além de se cansar rapidamente, você poderá irritar seus ouvintes. Fale numa altura adequada para cada ambiente. Fale sempre com entusiasmo e vibração, se você não demonstrar interesse por aquilo que transmite, não conseguirá também interessar sua platéia.

4. Fale com boa velocidade. Não fale rápido demais. Se a sua dicção for deficiente será ainda mais grave, já que dificilmente alguém conseguirá entende-lo(a). Também não fale muito lentamente, com pausas prolongadas para não entediar os ouvintes. Utilize um gravador de áudio para gravar a sua voz; conhecer a velocidade da sua fala e se decidir pelo seu melhor estilo, é fundamental.

5. Fale com bom ritmo. Alterne a altura e a velocidade da fala para construir um ritmo agradável de comunicação. Quem se expressa com velocidade e altura constante (linear) desinteressa os ouvintes, não pela ausência de conteúdo, mas, pela maneira “descolorida” e monótona que se pronuncia.

6. Tenha um vocabulário adequado. Tenha um vocabulário isento de termos pobres e vulgares, como palavrões e gírias. Por outro lado, não se recomenda um vocabulário repleto de palavras difíceis e incompreensíveis. Evite também o vocabulário (técnico) especifico da sua profissão, usado com pessoas não familiarizadas com esse tipo de palavreado.
Evitando o vocabulário pobre e vulgar, não se expressando com palavras difíceis e reservando o vocabulário profissional apenas para os técnicos, ou seja, aqueles que atuam dentro da mesma área, você possuirá um vocabulário simples, objetivo e suficiente para identificar todas as suas idéias e pensamentos. (fale a linguagem do seu interlocutor).

7. Cuide da gramática. Um erro gramatical, dependendo da sua gravidade, poderá atrapalhar a apresentação e até mesmo destruir sua imagem. Toda a gramática precisa ser correta, faça uma revisão de concordância e conjugação verbal. Muitos hesitam na construção das frases por ter duvidas sobre a concordância a fazer ou o verbo a conjugar. Uma boa dica é aumentar suas leituras de livros de bons autores e observar atentamente a construção das frases.
A leitura é uma das melhores fontes de aprendizado. (leia muito, todos os dias)

8. Tenha postura correta. Fique sempre bem posicionado(a) diante do seu interlocutor. Ao falar procure não colocar as mãos nos bolsos, nas costas, cruzar os braços, nem se debruce sobre a mesa, balcão, cadeira ou tribuna. Deixe os braços, naturalmente, acima da linha da cintura e gesticule com moderação e leveza. O excesso de gesticulação é mais prejudicial que a falta de gesticulação.
Mantenha-se com postura ereta, evitando apoiar-se em uma, ou outra perna alternadamente. Apoie-se nas duas ao mesmo tempo. Também não fique se movimentando de um lado para outro, (balançando bebê), quando estiver parado(a), não abra demasiadamente as pernas. Só se movimente ao pretender se aproximar dos ouvintes, ou dar ênfase a uma determinada informação.
Não relaxe a postura do tronco deixando os ombros caídos (carregador de gás). Voce poderá transmitir uma imagem de negligencia, excesso de humildade ou pior, cansaço por aquele ambiente ou tarefa.
Cuidado também para não agir de forma contraria, não levante demasiadamente a cabeça nem mantenha rígidez na posição do tórax. Voce poderá passar uma imagem de arrogante e prepotente.
Deixe seu semblante sempre descontraído e sorridente. Não fale em alegria com a fisionomia fechada, nem em tristeza com sorriso estampado no rosto. Lembre-se, é preciso existir coerência entre o que falamos e o que demonstramos em nossa fisionomia.
Ao falar, olhe para o seu interlocutor ou para todas as pessoas, tenha certeza que estão ouvindo e prestando atenção nas suas palavras. Principalmente ao ler, este cuidado tem de ser redobrado, pois existe sempre a tendência de se olhar o tempo todo para o texto e esquecer a presença dos ouvintes, que acabam se desinteressando pelo está sendo falado.

9. Tenha; inicio, meio e fim. 
Toda fala, seja uma simples conversa, ou uma apresentação para uma platéia, precisa ter inicio, meio e fim, quando o foco é resultado.

9.1) O início. - No inicio procure conquistar os ouvintes desarmando as suas resistências e conquistando seu interesse e atenção. Para isso você poderá usar algumas das seguintes “dicas”: Conte uma pequena historia que tenha estreita relação como conteúdo da sua mensagem. Historias genuínas normalmente despertam o interesse; Elogie sinceramente os ouvintes; Use uma frase que provoque impacto; Diga que não irá consumir muito tempo; Faça uma citação de autor que você sabe ser apreciado pelos ouvintes; Use um fato bem humorado com cautela, não denigra ninguém, se você não resistir, seja hilariante com a sua pessoa, ex: ...Eu estava aguardando a minha vez para falar, quando me apresentaram, olhei para trás para confirmar se era eu mesmo. Entretanto, evite contar piadas; Levante uma reflexão, mas, nunca conte um fato negativo; Demonstre sutilmente que você conhece e possui experiência sobre o assunto ou dê o crédito a alguém ou a fonte; Aproveite a circunstancia fazendo um comentário sobre alguém presente no ambiente, ou que tenha falado há pouco, ou ainda, sobre um acontecimento notoriamente conhecido dos ouvintes.
Nunca peça desculpas por estar com algum problema físico ou emocional, ex; (curativo, restabelecimento ortopédico, gripe, resfriado, dor de cabeça, nervoso, deprimido, etc...) ou revelar que não esta devidamente preparado para falar. Se você tiver algum problema, o público perceberá, mas, ficará na duvida diante da sua naturalidade e postura enaltecida.
Nunca faça perguntas quando não desejar respostas; Se houver abertura para tal, avise que as farão no final da apresentação. Muitas perguntas serão as mesmas, findará respondo-as no "atacado".
Nunca tome partido sobre assuntos polêmicos, exemplo: religião, politica, futebol e preconceitos diversos. Nunca comece sua fala com “chavões” ou frases, prontas, exemplo: A união faz a força; antes só que mal acompanhado; mais vale um na mão, que dois voando, não confunda catraca de canhão, com conhaque de alcatrão... etc... Nunca faça citações de autores polêmicos. “Saiba ainda que o inicio deverá ser breve, neutro e reservar interdependência com o restante da fala”.

9.2) O meio...
Prepare o tema a ser abordado; conte numa única frase o assunto que será abordado, por exemplo: -“Vou falar sobre o lazer do homem moderno”; em seguida, faça um relatório histórico e exemplar do tema ou levante um problema para o qual você apresentará solução. Finalmente, fale sobre as etapas do assunto que irá desenvolver, por exemplo: Se o tema fosse lazer, as etapas poderiam ser: o lazer no campo, o lazer na praia e o lazer no clube.
Desenvolva o assunto principal atendendo ao que foi preparado. Se voce fez um relato histórico, fale do presente; se levantou um problema, dê a solução; se dividiu o tema, cumpra as etapas prometidas. Use comparações simples, exemplos plausíveis, estatísticas de credibilidade, testemunhos verídicos, enfim, tudo que puder para confirmar o conteúdo da sua exposição.
Se voce sentir uma lacuna, e que alguém possivelmente faria alguma objeção às suas afirmações, este é o momento de refuta-la, perguntando e respondendo para si mesmo. - ...E então voce perguntaria... Mas, fulano(a), isso poderia ser desta forma... Mas, eu diria que o exposto aqui, foi estudado por "fulano de tal" e publicado em "tal orgão", ou, faz parte da minha monografia, biografia, etc...

9.3) Final: -Ao se aproximar do término, faça uma breve recapitulação. Em apenas uma ou duas frases, faça um resumo objetivo do tema apresentado. Em seguida para encerrar, use os mesmos recursos sugeridos para iniciar: Agradecer e elogiar o auditório, fazer uma citação relevante, aproveitar uma circunstancia, um fato bem humorado, levantar uma reflexão motivadora, etc... Além disso, sugira que ajam de acordo com as suas propostas, ou deixe ao livre arbítrio de cada um. Não encerre dizendo “era isso que eu tinha para falar”, "desculpe-me ter tomado seu tempo" ou outras formas vazias, desvalorizadoras e sem objetividade.

10. Fale com emoção. Imprima entusiasmo, vibre com a sua mensagem, demonstre emoção e interesse pela platéia, coloque energia nas suas palavras e ações. Assim, terás autoridade para criar interesse e o envolvimento dos seus ouvintes no tema. Aqueles que não entenderam tudo, (os mais lentos) acreditarão que o assunto é altamente relevante, justificado pelo seu entusiasmo contagiante.

Equalizado por Francisco Leales



SOBRE O GAPEM

GAPEM-GRUPO DE APOIO A PROSPECÇÃO EM MARKETINGPequenas ações... Grandes resultados!



  “Uma andorinha só não faz... Verão!" (atente aos resultados de quem caminha só...).
“Se Maomé não vai à montanha... A montanha vaia Maomé”. 
 As grandes companhias estão unindo know-haw para navegar com tranquilidade nesta globalização revoltosa. 
As informações fluem mais rápido que a capacidade de absorção da sociedade. 
O que parecia preciso há cinco anos, hoje é impreciso e de utilidade duvidosa.
 As tecnologias high-techs, a cada dia que passa, se tornam obsoletas... 
O que fazer quando se sente impotente e órfão diante da velocidade nas mudanças que geram desafios, principalmente, no comércio contemporâneo? 


Você já se fez estas perguntas?
- Preciso aumentar o faturamento!
– Preciso investir em propaganda!
– Como investir com a pequena verba?
– Quero investir e obter retorno satisfatório...
– Como agregar maior valor ao meu negócio?
– Como ter um "layout" moderno e cativante no meu negócio?
- Como ter uma comunicação visual de vanguarda?
– Como manter os funcionários focados, comprometidos e motivados?
- Como descentralizar e delegar tarefas?
- Como delegar com eficiência e sabedoria?
- Como me associar com pessoas de visão empreendedora?
- Como selecionar e contratar profissionais qualificados?
- Como ter controle e vigilância, mesmo distante do meu negócio?
- Como se manter à frente da concorrência?
– Como crescer com segurança e rentabilidade?

Se você disse sim para uma dessas perguntas, você precisa conhecer o GAPEM...


O que é o GAPEM? - É um grupo de (micros) pequenos e médios prestadores de serviços ou comerciantes, em atividades distintas, com o propósito de prosperar individualmente, mas, dispostos em mudar, com coesão, para crescer, formatando campanhas de marketing prospectivo entre outros...

O GAPEM foi criado pelo profissional da área comercial, com formação em Marketing e humanística; Francisco Leales – (ver - http://franciscoleales.blogspot.com/), que através de pesquisas e da sua longa experiência de trabalho em campo, detectou a grande necessidade de apoio estrutural dos comerciantes e prestadores de serviços, nos quesitos acima abordados. (*)

O GAPEM, com o intuito democrático, está aberto a sugestões de seus participantes (cooperados) na formatação desta associação e nos "case" de marketing.

Benefícios oferecidos para quem se engajar no grupo:
- Campanhas de marketing com poder de negociação (investimentos módicos) por se tratar de um grupo de empresas interessadas em determinado produto ou empresa de serviços.
- Para quem se bonificar, através de direcionamento de suas campanhas para a associação GAPEM, haverá gratuidade em palestras/cursos motivacionais (excelência no atendimento) e formação de líderes (gerencial) para os funcionários do estabelecimento agregado (+ Palestras especificas para gestor de negócios com visão apropriada de mercado... para os proprietários).
- Orientações básicas em: RH (procurando se enquadrar nas exigencias da legislação trabalhista, precavendo-se de eventuais ônus por infrações involuntárias)
- Jurídico, (procedimento adequado em negociações respeitando a segurança do negócio)
- Administrativo/financeiro, (ferramentas adequadas)
- Marketing; institucional-promocional e de comunicação visual + o complemento prospectivo de clientes.
E Muito mais esta por vir...!

Há custos para filiação no grupo?
- Não há custos de ingresso, nem mensalidades, somente o rateio dos custos de locação de salas para os cursos/palestras e palestrante convidado.
As palestras/cursos específicos com o consultor fundador do GAPEM (Francisco Leales) serão gratuitas para associado devidamente qualificado.



(*) Segundo estatísticas do SEBRAE-SP - A cada dez negócios abertos, em um período de quatro anos, somente dois sobrevivem. (o GAPEM vem contribuir para redução desta estatística)
Estamos à disposição para maiores esclarecimentos...

Midialeal Comunicações e Marketing s.c.
Fone: 4479-1269-97443102 – Francisco Leales (consultor...)
htpp://franciscoleales.blogspot.com